Estudos Organizacionais nas Fronteiras

Estudos Organizacionais nas Fronteiras

cartaz SBEO 03 ok 1

Anunciamos que foi aprovada a primeira proposta de Encontro Temático da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais. O Evento será realizado na Universidade Federal do Pampa, no Campus Santana do Livramento nos dias 25 e 26 de abril de 2019.  O Evento buscará integrar pesquisadores da SBEO com pesquisadores de universidades brasileiras e uruguaias. 

Inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/encontro-tematico-da-sbeo---estudos-organizacionais-nas-fronteiras__490060


Comissão Organizadora do Evento: 

• Coordenação Geral - Prof. Dr. Igor Baptista de Oliveira Medeiros (UNIPAMPA) 
• Prof. Drª Camila Furlan da Costa (UNIPAMPA)
 • Prof. MSc. Isabela Braga da Matta (UNIPAMPA)
• MSc. Luiza Damboriarena (UNIPAMPA)

Programação Completa
25 de abril de 2019
18:00 – Credenciamento
19:00 – Mesa de Abertura Participantes da Mesa: Christian Wittmann (DARINTER, UNIPAMPA); Rafael Schmidt (Diretor do Campus Santana do Livramento); Kathiane Corso (PPGA/UNIPAMPA); Márcio Neske (Representante da UERGS); representante do IFRS; representante da UDELAR;
Apresentação da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais Prof. Dr. José Henrique Faria – Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
19:30 - Conferência Estado, Capital e as Fronteiras
Prof. Dr. José Henrique Faria
Professor Titular Sênior da UFPR, no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM (Mestrado e Doutorado), pesquisador PQ/CNPq. Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais. Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Administração e Economia FAE-PR (1974), Especialização em Política Científica e Tecnológica pelo IPEA/CNPq (1983), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/UFRGS (1979), Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo- FEA/USP (1984) e Pós-Doutorado em Labor Relations pelo Institute of Labor and Industrial Relations - ILIR - University of Michigan (2003).
21:00 – Show com o cantor uruguaio Chito de Mello
Defensor do dialeto fronteiriço ("língua Riverense"), muitos de seus temas são escritos nesta língua com humor, mas comprometidos com causas populares, firme representante do "Bagazo" (proletariado). Em junho de 2002 ele gravou seu primeiro álbum: "Rompidioma". Em seguida, no mesmo mês, seu segundo álbum: "Pa'toda la Bagacera", para o qual ele é considerado (segundo dados da Encuestadora Futura) o mais popular.
26 de abril de 2019
9:00 - Mesa Temática 1: As Fronteiras da Educação
Mediadora Profª. Drª. Camila Furlan da Costa - UNIPAMPA
 
A integração binacional na formação técnica na fronteira Brasil/Uruguai
Prof. MsC. Eliézer dos Santos Oliveira – IFSUL Campus Santana do Livramento
Professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Campus Santana do Livramento, graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (2002). Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL.
 
Culturas Institucionales Locales e Políticas Educativas Nacionales del Uruguay
Profª. Drª. Patrícia Vieira-Duarte – UDELAR
Pesquisadora do Centro de Estudios sobre Políticas Educativas(CEPE) Región Noreste de la Universidad de la República (UDELAR), Docente efectiva en Departamento de Ciencias de la Educación. Centro Regional de Profesores (CERP-CFE-ANEP). Investigadora activa del Sistema Nacional de Investigadores (SNI) de la Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII) de Uruguay. Posdoctoranda en Educación- Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF)-Argentina, Doctora en Educación (énfasis en Políticas Educativas) en Programa de Formación Avanzada en Educación (PFA)Facultad de Educación-UDE, Uruguay. Máster en Educación con énfasis en investigación en enseñanza y aprendizaje (Universidad ORT) Uruguay. Maestra de Educación Primaria (ANEP) Uruguay.  Diploma en Diseño y Desarrollo Curricular in Innovation and Leadership in Curriculum program (IBE-UNESCO/UCU); Licenciada (Bacharel) en Educación (Universidad Católica del Uruguay). 
 
Internacionalização no ensino superior: para que e para quem?
Profª. Drª. Sueli Goulart - UFRGS
Professora Associada na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2005); graduada em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1983). Estuda temas como: As concepções em disputa no processo de organização para a produção e acesso ao conhecimento; O sentido das mudanças no Ensino Superior Brasileiro; O Pensamento social brasileiro, em particular, as contribuições para os estudos organizacionais e para a administração pública; As práticas organizacionais de lutas e movimentos sociais. Integro o Núcleo de Estudos Marcelo Milano Falcão Vieira (NeMaVi), a Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais, a Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS e o Fórum Gaúcho em Defesa da Escola Pública, Classista e Democrática.
 
 
11:30 – Apresentação do Grupo Taller Teatro Independente Riveramento
12:30 – Intervalo de Almoço

14:00 - Mesa Temática 2: Organização e Desenvolvimento em Regiões de Fronteira
Mediadora MSc. Luiza Damboriarena  - UNIPAMPA

As dinâmicas econômicas do pampa gaúcho
Prof. Drª. Débora Hoff - UNIPAMPA
Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa, Campus Sant'Ana do Livramento, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Planalto Catarinense (1994), mestrado em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Agronegócios no Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: organizações e desenvolvimento regional e organizações e desenvolvimento sustentável.
O Bem Viver dos povos e comunidades tradicionais do Pampa: possibilidades para imaginar outros mundos. 
Prof. Dr. Márcio Zamboni Neske – UERGS
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Santana do Livramento e no curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade na unidade universitária em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul. Graduado em Biologia (2006) pela Universidade da Região da Campanha, mestrado (2009) e doutorado (2014) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro dos grupos de pesquisa Sociedade, Ambiente e Território - GEISAT (Unimpapa), Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GEPAD-UFRGS) e ObservaCampos - Observatório dos Campos de Cima da Serra/RS. Tem experiência na área de Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Socioantropologia do desenvolvimento, com ênfase nos estudos sobre decolonialidade e pós-desenvolvimento, envolvendo temas como Projetos de Desenvolvimento, Bem Viver, Educação Popular, Povos e Comunidades Tradicionais, Ações Afirmativas e Movimentos Sociais, Ecologia política e Agroecologia.

Os Discursos sobre Desenvolvimento como Recursos Político-Estratégicos
Prof. Dr. Rogério Faé – UFRGS
Professor Associado da Escola de Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002); e Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Interesse de pesquisa nos seguintes temas: Economia Política das Organizações; Desenvolvimento Sócio-Econômico; Teorias e Práticas Organizacionais. Integrante do grupo de pesquisa 'Organização e Práxis Libertadora'

16:00 – Roda de Mate

16:30 - Mesa Temática 3: Organização e Trabalho em Regiões de Fronteira
Mediador Prof. Dr. Igor Baptista de Oliveira Medeiros - UNIPAMPA

Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários na Fronteira da Paz
Prof. Dr. Altacir Bunde – UNIPAMPA
Professor Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Santana do Livramento. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goias (UFG), campus de Catalão; doutorado em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), da Universidade Federal de Goias (UFG); Líder do Grupo de Estudo Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Território – GEISAT.

Políticas públicas e subsistemas fronteiriços
Profª. Drª. Letícia Núñez Almeida – UDELAR
Professora Centro de Estudios sobre Políticas Educativas - CEPE/CUR da Universidad de La República del Uruguay. Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP (2015), possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2007), Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL (2001). Épesquisadora de Pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, é coordenadora de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteiras - Lepif e docente convidada do Instituto Universitario Sudamericano -IUSUR. É integrante da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e atua no projeto Fronteras Globales da FLACSO - Quito e no Instituto VORTEX - Integrative Science Improving Societies. Tem experiência em pesquisas relacionadas à temática das Fronteiras Internacionais, das Políticas Públicas, dos Direitos Humanos, dos Mercados Ilegais, do Sistema Penitenciário, da Participação Popular e da Segurança Pública. 
 
Las Sociedades Fronterizas: visiones y reflexiones
Prof. Enrique Mazzei - UDELAR
Diretor e Professor do Centro de Estudios de la Frontera. CCI-UdelaR. Magister en Sociología por la PUC-Lima, Perú.
 
19:00 – Conferência de encerramento As Fronteiras e os Estudos Organizacionais
Prof. Drª Maria Ceci Misoczky – UFRGS
Professora Associada da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do seu Programa de Pós-Graduação. Co-Chair do Critical Management Studies International Board. Graduada em Medicina pela UFRGS (1978), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (1990) e Doutora em Administração também pela UFRGS. Coordenadora dos Grupos de Pesquisa Organização e Práxis Libertadora e Gestão em Saúde.
 
 

SBEO Logo 80 ok
A Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais foi fundada em 21 de maio de 2012, sendo constituída por pesquisadores individuais. Sendo voltada a uma temática que se caracteriza por ser trans, inter e multidisciplinar, a Sociedade tem o objetivo de congregar pesquisadores dos diversos ramos da ciência, como Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, entre outros, interessados em estudar as organizações em suas diversas formas e dimensões.

Leia mais

 

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Entre seus dados para receber em seu email nossos boletins e informes.

RBEO Logo transp
A RBEO é um periódico publicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais. Nosso objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento no campo dos Estudos Organizacionais, estimulando o debate e a produção acadêmica inter e multidisciplinar, com vistas a um diálogo científico profícuo entre abordagens e autores de diversas áreas do conhecimento.

Leia mais

Search