COMUNICAÇÕES

Escopo e abrangência da SBEO: consulta aberta

Pesquisadoras e Pesquisadores de Estudos Organizacionais,

Este é um convite para a sua participação em um fórum de discussão importante para o futuro da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO).

Na assembleia geral de Porto Alegre, foram reiteradas as preocupações dos associados com o debate sobre o escopo e a abrangência da SBEO como uma Sociedade de pesquisadores e pesquisadoras em Estudos Organizacionais. A nova diretoria e os membros titulares do conselho fiscal, reunidos em dezembro de 2016 para a realização de uma oficina programática de planejamento da gestão 2016-2018, assumiram o desafio de promover  um debate coletivo sobre o campo dos EOs no Brasil, possibilitando avançarmos com mais clareza rumo aos nossos fundamentos como Sociedade.

Organizamos o trabalho a ser realizado por meio de um processo de consulta ampla, debate e formulação que será composto por 3 etapas:

  1. Realização de uma consulta aberta, até o dia 31/03, aos pesquisadores e pesquisadoras sobre os eixos temáticos que compõem o escopo da SBEO. É fundamental lembrar que, desde sua fundação, a SBEO compreende que pesquisadores e pesquisadoras são todos e todas que se dedicam ao estudo nesse campo, independentemente do nível de formação.
  2. Discussão das propostas por uma comissão de pesquisadores de diferentes campos epistêmicos nos EOs brasileiros, formados pela atual diretoria, conselho fiscal e pesquisadores convidados, com o objetivo de produzir e circular um documento que consolide as posições apresentadas e discutidas. Este documento pretende representar o amplo espectro temático do campo de EOs no Brasil e suas diversas abordagens, contradições e disputas.
  3. Submissão do resultado ao escrutínio das pesquisadoras e pesquisadores, expressando um momento da SBEO, com a finalidade de consolidar a orientação para a linha editorial da RBEO e para a chamada pública do próximo CBEO.

Convidamos as pesquisadoras e pesquisadores a participarem deste levantamento enviando, por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), uma proposta organizada por eixos temáticos que, em sua opinião, estão no escopo dos Estudos Organizacionais. Sugerimos o seguinte formato: Eixo temático; Ementa sucinta; Justificativa; Palavras-chave.

Você poderá apresentar tantos eixos temáticos quantos considerar pertinentes. O prazo final para recebimento das propostas é 31 de março de 2017.

Em seguida, a comissão composta pelos pesquisadores Carlos Osmar Bertero (EAESP/FGV), Deise Luiza da Silva Ferraz (UFMG), Eloise Dallagnelo (UFSC), Eloisio Moulin de Souza (UFES), Fabiano Milano Fritzen (UFRGS/UFPEL), Fábio Freitas Schilling Marquesan (UNIFOR), Fábio Vizeu Ferreira (UP), Janaynna de Moura Ferraz (UFMG), Jhennifer Lauane Tavares da Cruz Silva (UFAC), João Marcelo Crubellate (UEM), José Henrique de Faria (ISAE/FGV), José Ricardo Vargas de Faria (UFPR), Maria Ceci Misoczky (UFRGS), Paulo Abdala (UFRGS), Pedro Lincoln Carneiro Leão de Mattos (UFPE) e Sueli Goulart (UFRGS) fará a consolidação do debate.

Ressaltamos que todas as sugestões serão bem vindas e a participação de todos e de todas na consulta pública será de fundamental importância, sobretudo para garantir que todas as temáticas presentes no campo hoje sejam consideradas pela comissão.

Saudando a todas e todos que têm se mostrado interessados em contribuir para o amplo desenvolvimento e consolidação da SBEO, contamos com a sua participação.

Atenciosamente,

Diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais

SBEO Logo 80 ok
A Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais foi fundada em 21 de maio de 2012, sendo constituída por pesquisadores individuais. Sendo voltada a uma temática que se caracteriza por ser trans, inter e multidisciplinar, a Sociedade tem o objetivo de congregar pesquisadores dos diversos ramos da ciência, como Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, entre outros, interessados em estudar as organizações em suas diversas formas e dimensões.

Leia mais

 

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Entre seus dados para receber em seu email nossos boletins e informes.

RBEO Logo transp
A RBEO é um periódico publicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais. Nosso objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento no campo dos Estudos Organizacionais, estimulando o debate e a produção acadêmica inter e multidisciplinar, com vistas a um diálogo científico profícuo entre abordagens e autores de diversas áreas do conhecimento.

Leia mais

Search