NOTA DE REPÚDIO AOS ATAQUES GOLPISTAS
Os ataques contra as sedes dos três poderes - Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em Brasília na data de ontem, 08/01/2023, representam uma gravíssima ofensiva contra o Estado Democrático de Direito, que demanda de todos os setores da sociedade um posicionamento firme.
A invasão criminosa foi resultado de meses de articulação de setores da ultradireita brasileira, financiada por empresários e com apoio de segmentos de polícias militares e das Forças Armadas. Em diversas mídias há abundante evidência de que se trata de um movimento de ataque à democracia e de confronto ao resultado das eleições, convocando as forças armadas para intervirem e promoverem um golpe de Estado. Não podemos aceitar a conivência das autoridades com um movimento dessa natureza, que põe em risco nossa ainda jovem e frágil democracia.
É necessário cobrar das autoridades a rigorosa apuração e punição, com base na lei, de todos que participaram dos atos terroristas, na execução, financiamento, incitação, assim como a responsabilização das autoridades que prevaricaram, permitindo os inaceitáveis atos de ontem. A gravidade da situação reforça a importância de não haver anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, que tanto contribuíram para insuflar seus apoiadores contra as instituições democráticas.
Enquanto uma associação de pesquisadores de Estudos Organizacionais, precisamos reafirmar a importância de participarmos da mobilização contra a extrema direita em nosso país e combater narrativas que relativizam o caráter antidemocrático, golpista e fascista desse movimento que culminou nos ataques de ontem. Além do combate na produção científica engajada, é necessário nos somarmos à articulação dos movimentos sociais para uma grande manifestação marcada para hoje em todo o Brasil.
Às ruas!
Curitiba, 09 de janeiro de 2023.
Diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (2020-2022)