COMUNICAÇÕES

Manifesto em solidariedade às vítimas do rompimento da Barragem de Brumadinho

A Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais - SBEO, Sociedade científica comprometida com a vida humana e a preservação de um meio-ambiente saudável, vem a público manifestar solidariedade às vítimas do rompimento da barragem na região da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

Manifestamos também apoio às ações desenvolvidas pelas Universidades, pela Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros, por voluntários e pela comunidade diante deste crime ambiental.

Ao mesmo tempo, denunciamos a irresponsabilidade da empresa Vale do Rio Doce e a conivência dos Poderes Públicos nas esferas municipais, estatuais e federal com práticas irresponsáveis da empresa no que tange à prevenção de eventos como este. Como se sabe, o rompimento da barragem em Brumadinho ocorreu três anos após o rompimento da barragem do Fundão em Mariana (MG), gerida pela Samarco, empresa controlada pela mesma Vale. Trata-se de um crime recorrente.

Antes mesmo do rompimento da barragem em Mariana, diversos pesquisadores e especialistas em Gestão e Preservação Ambiental alertavam para o risco eminente de rompimento de onze barragens em quatro Estados e sobre as consequências ambientais, econômicas, sociais e humanas dessas tragédias. As Autoridades Ambientais e Judiciais não tomaram as providências necessárias para prevenir os crimes. Tampouco responsabilizaram e penalizaram a empresa Vale e as autoridades públicas no caso de Mariana.

A SBEO torna público também seu inconformismo com as diversas manifestações públicas e propostas do Governo Federal de flexibilizar a legislação e a fiscalização ambiental, o que irá reduzir drasticamente as medidas de proteção aos cidadãos e os mecanismos de exercício do direito social e ambiental, e favorecer apenas os resultados econômico-financeiros das empresas mineradoras e seus acionistas. Tais políticas, se implementadas, vão aumentar a ocorrência de novos crimes e a impunidade de seus responsáveis. A impunidade no caso de Mariana foi um aval ao crime ambiental e social que, agora, se repete em Brumadinho. É preciso que os responsáveis sejam efetivamente indiciados pelos crimes.

 

Respeitosamente,


Diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais

 

SBEO Logo 80 ok
A Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais foi fundada em 21 de maio de 2012, sendo constituída por pesquisadores individuais. Sendo voltada a uma temática que se caracteriza por ser trans, inter e multidisciplinar, a Sociedade tem o objetivo de congregar pesquisadores dos diversos ramos da ciência, como Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, entre outros, interessados em estudar as organizações em suas diversas formas e dimensões.

Leia mais

 

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Entre seus dados para receber em seu email nossos boletins e informes.

RBEO Logo transp
A RBEO é um periódico publicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais. Nosso objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento no campo dos Estudos Organizacionais, estimulando o debate e a produção acadêmica inter e multidisciplinar, com vistas a um diálogo científico profícuo entre abordagens e autores de diversas áreas do conhecimento.

Leia mais

Search