COMUNICAÇÕES

Nota de Repúdio às Recentes Ameaças contra o Fomento à pesquisa no Brasil

A Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais, como uma sociedade de pesquisadoras/es, se posiciona de maneira veemente em favor da produção de ciência e tecnologia, compreendendo seu potencial em realizar mudanças radicais no cotidiano e no destino da sociedade.

Como tal, nos posicionamos radicalmente contra toda e qualquer ameaça ao ensino, pesquisa e extensão em nosso país, como a que indica ofício recente da CAPES sobre a possibilidade de corte generalizado de fomentos em 2019.

Assistimos nos últimos anos uma série de ataques aos direitos conquistados por trabalhadoras/es deste país, incluindo a PEC do fim do mundo, conhecida por PEC do teto, contra a qual o meio acadêmico tentou bravamente resistir com o movimento de ocupações e greves de 2016. O resultado dessas políticas regressivas agora aparece no forte apelo da CAPES ao Ministro do MEC para a manutenção integral do orçamento previsto para 2019, sob pena de que a partir de agosto do próximo tenhamos sérias consequências: suspensão do pagamento de todos os bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, atingindo mais de 93 mil discentes e pesquisadores; cancelamento dos pagamentos de 105 mil bolsistas da educação básica; interrupção do funcionamento do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e dos mestrados profissionais do Programa de Mestrado Profissional, afetando os mais de 245.000 beneficiados, em 110 IES, que ofertam em torno de 750 cursos, em mais de 600 cidades; dificuldade de continuidade de praticamente todos os programas de fomento da Capes com destino ao exterior.

O tamanho do prejuízo de cortes dessa magnitude não pode ser estimado. Trata-se de ataque frontal a um dos principais pilares da soberania nacional e da civilização moderna. É inconcebível aceitar calado uma situação humilhante e vexaminosa como essa, que além de ter consequências no ensino, pesquisa e extensão de todo país, afetando diretamente os meios de sobrevivência de milhares de brasileiras e brasileiros, nos coloca em uma posição cada vez mais subordinada na geopolítica da produção de conhecimento, alimentando os leões ferozes de nossa dependência histórica. Nós, da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais, declaramos repúdio absoluto e irrestrito a mais esse ato de violência contra a democracia e o desenvolvimento nacional autônomo, clamando por uma mobilização social capaz de barrar tal insensatez. 

Faça download da nota para compartilhar em suas redes de contato: clique aqui
Participe do abaixo-assinado de repúdio à redução orçamentária da CAPES: https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/42357
Leia o ofício da CAPES na íntegra: goo.gl/hVtbmy

Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais

SBEO Logo 80 ok
A Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais foi fundada em 21 de maio de 2012, sendo constituída por pesquisadores individuais. Sendo voltada a uma temática que se caracteriza por ser trans, inter e multidisciplinar, a Sociedade tem o objetivo de congregar pesquisadores dos diversos ramos da ciência, como Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, entre outros, interessados em estudar as organizações em suas diversas formas e dimensões.

Leia mais

 

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Entre seus dados para receber em seu email nossos boletins e informes.

RBEO Logo transp
A RBEO é um periódico publicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais. Nosso objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento no campo dos Estudos Organizacionais, estimulando o debate e a produção acadêmica inter e multidisciplinar, com vistas a um diálogo científico profícuo entre abordagens e autores de diversas áreas do conhecimento.

Leia mais

Search