Debates sobre Ensino das Teorias Organizacionais

 

whatsapp-image-2017-07-12-at-22-44-07

 

Contexto

Fundada em 21 de maio de 2012, a Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) tem, entre seus objetivos, a promoção e o fomento à cooperação entre pesquisadores no âmbito nacional e internacional, bem como ao surgimento de novos pesquisadores e grupos de pesquisa em todos os níveis educacionais; a disseminação de conhecimento original que reconheça a especificidade de nosso contexto de práticas; e o incentivo e apoio à melhoria da qualidade do ensino e a sua articulação com a pesquisa e a extensão, bem como sua indissociabilidade, em temas pertinentes aos Estudos Organizacionais.

Entre as atividades que a SBEO empreende estão a realização de um evento nacional bianual e a publicação da Revista Brasileira de Estudos Organizacionais.  No ano de 2017, a diretoria da SBEO adotou como diretriz a expansão do programa “Encontros SBEO”, com o fomento e apoio de atividades temáticas descentralizadas e relacionadas aos Estudos Organizacionais.

Em face disso, o Núcleo Regional Sul da SBEO promoverá o “Encontro SBEO: debates sobre o ensino das teorias organizacionais”. Trata-se de um encontro temático que tem por objetivo discutir o ensino de Teorias Organizacionais e seus reflexos na graduação e pós-graduação, na formação de professores e pesquisadores e na sociedade como um todo, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento.  

 

Antecedentes

Em agosto de 2016 foi realizado o primeiro Encontro de pesquisadores associados a SBEO no Sul, na cidade de Pelotas. Na ocasião, foi realizada uma breve apresentação das linhas e grupos de pesquisa que atuam na região. Nesse encontro, ficou clara a necessidade de se ampliar o convite a outras universidades, não apenas para dar continuidade à formação de um Núcleo Regional da SBEO, mas que se pudesse apresentar e debater ideias, projetos e trabalhos acadêmicos, que configurassem um mapa da produção acadêmica dos Estudos Organizacionais no Sul. O encontro também serviria para discutirmos o ensino de Teorias Organizacionais. Diante disso, decidiu-se pela realização do presente encontro, tendo como local a Universidade Federal do Rio Grande.

 

Um encontro no extremo sul do Brasil

Também no encontro de Pelotas, foi debatido o tema do “Desenvolvimento Local e a construção do conhecimento”, em que a professora Sueli Goulart, parafraseando Vitor Ramil, em sua Estética do Frio, afirmou que “não estamos à margem de um centro, mas no centro de uma outra história”. É assim que a ideia da realização de um evento no extremo sul do Brasil, mais precisamente na cidade de Rio Grande – RS, além de propiciar um deslocamento do eixo geográfico, deve propiciar um descentramento das ideias, sobretudo àquelas relativas à natureza do desenvolvimento, bem como das organizações que devem protagonizá-lo.

A chamada Metade-Sul do RS sempre foi o palco de discursos e de disputas a respeito do desenvolvimento. Entendida como uma região economicamente deprimida, ela sempre esteve na mira de políticas públicas nem sempre adequadas ao seu contexto e que levaram a ciclos de crescimento econômico e populacional acompanhados de períodos de depressão. O mais recente se deu com a instalação da indústria naval, o que levou a um fluxo migratório de milhares de trabalhadores para a região. Afetada pela atual crise política e econômica, a indústria encolheu gerando desemprego e agravando os problemas sociais já existentes.

A proposta recente de implantação de uma mineradora no Estado trouxe à tona o debate, e o embate, sobre formas de desenvolvimento. Este embate/debate vem acontecendo em países vizinhos ao nosso como Uruguai e Argentina, por conta dos empreendimentos de mineração e celulose.  Paralelamente, a região possui atividades tradicionais como agricultura familiar e pesca artesanal ou mesmo a pecuária que muitas vezes não são consideradas nos planos desenvolvimentistas.

Tendo em vista esse contexto, indaga-se: Como as Teorias Organizacionais dialogam com essa realidade? Há espaço em sala de aula para uma discussão profunda sobre este tema?

 

A proposta do evento

O evento tem como proposta realizar um painel sobre ensino das teorias organizacionais seguido de apresentações e debates por parte dos docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração. Também será oportunizado o encontro de grupos de pesquisa e apresentação de seus respectivos projetos. Ao final do evento, está previsto um debate sobre Estudos Organizacionais e Desenvolvimento, contando com a presença de pesquisadores com amplo conhecimento sobre o tema e que têm produzido trabalhos de pesquisa nesta linha.

É com este pano de fundo que se desenha o presente evento, não apenas como uma reunião de pesquisadores que trocam experiências sobre suas pesquisas, mas como oportunidade de reflexão sobre nossa realidade imediata. O público-alvo abrange todas as pessoas que se interessam pela temática do ensino e suas interfaces com a pesquisa e a extensão, de modo que se possa aportar contribuições, superar os desafios do tempo presente e, acima de tudo, aprender cotidianamente.

 

Programação

 Data: 08 de agosto de 2017

Local: Universidade Federal do Rio Grande (FURG), CIDEC-Sul – Campus Carreiros – Rio Grande/ RS .

09:00 – Credenciamento dos participantes

09:30 – Abertura (dirigente do ICEAC/FURG; dirigente da SBEO).

10:00- Painel: O ensino das Teorias Organizacionais I: aspectos epistemológicos e metodológicos.

            Apresentador: Ariston Azevedo

            Debatedores: Ketlle Duarte Paes e Márcio Silva Rodrigues

12:30 – Intervalo para almoço

14:00 – Painel: O ensino das Teorias Organizacionais II: Diálogos sobre as experiências de ensino das teorias organizacionais.

 Apresentadores: Representantes das universidades

16:00 – Intervalo

16:30– Apresentações dos grupos de pesquisa e seus projetos:

18:30 – Intervalo

19:00 – Painel: Estudos organizacionais e os dilemas do desenvolvimento

              Apresentadores: Adriana Penafiel e Rafael Kruter Flores

21:30 – Encerramento

 

Link para Inscrições: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/602

 

Comissão Organizadora

Anne Pinheiro Leal (FURG)

Camila Furlan da Costa (UNIPAMPA)

Desirée Fripp (FURG)

Flávia Czarneski (FURG)

Ketlle Duarte Paes (FURG)

Larissa Tavares (FURG)

Lucas Cerqueira (FURG)

Márcio Rodrigues (UFPEL)

Márcio Bauer (FURG)

Rosimeri Carvalho da Silva (UFRGS)