I Encontro sobre Práticas Organizacionais na Amazônia

I Encontro SBEO de Práticas Organizacionais na Amazônia

Exibindo CARTAZ - ENCONTRO SBEO AMAZONIA UFAC.jpg

Chamada de Trabalhos

Apresentação

A Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) foi fundada em 21 de maio de 2012, constituída por pesquisadores individuais. Sendo voltada a uma temática que se caracteriza por ser interdisciplinar, a Sociedade tem o objetivo de congregar pesquisadores de diversas áreas de conhecimento, tais como Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, entre outras, interessados em estudar o tema da organização em suas diversas dimensões.

A SBEO é uma associação de pesquisadores que, dentre outras atividades, realiza o Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais (CBEO), evento que reúne acadêmicos de todo país e alguns convidados de redes similares na América Latina. Em sua quarta edição, realizada em Porto Alegre em 2016, o CBEO atingiu um público de 362 participantes. Ao realizar um balanço desses resultados, percebeu-se uma concentração significativa de pesquisadores da região Sul (56,7%) e uma baixa representatividade das regiões Norte e no Nordeste.

Em uma perspectiva que visa descentralizar os debates em torno dos estudos sobre a organização e, ao mesmo tempo, ampliar nacionalmente a abrangência da SBEO, será realizado o I Encontro de Práticas Organizacionais na Amazônia na Universidade Federal do Acre (UFAC), nos dias 23 e 24 de novembro de 2017. Espera-se que este momento seja uma oportunidade para a criação de um espaço de compartilhamento sobre esse tema na região da Amazônia.

 

Formatos de Trabalho

Convidamos interessados em submeter trabalhos para o evento em duas modalidades de apresentação: (1) resumos expandidos na forma de pôsteres; (2) apresentação oral. Os pôsteres serão expostos no saguão do centro de eventos da UFAC, enquanto as apresentações orais serão distribuídas em longo da programação de acordo com o entendimento do comitê científico e da comissão organizadora do Encontro.

Esperamos contar com a valiosa participação de pesquisadores e estudantes das diversas áreas de conhecimento que, desde diferentes perspectivas e problemas de investigação, abordam o tema da organização.

O comitê científico e a comissão organizadora se resguardam a possibilidade de sugerir que trabalhos submetidos sejam alterados em seu formato de apresentação, para melhor organização do evento. Os postulantes serão comunicados no momento da aprovação dos trabalhos e a troca só será efetivada com seu consentimento.

 

Sobre as Temáticas

As temáticas que podem ser exploradas para a submissão de trabalhos, mantendo o recorte temático proposto – organização e práticas organizacionais na Região Amazônica – são:

  1. Trabalho: organização, processo e relações
  2. Instituições e dinâmicas sociais
  3. Diversidades e produção das diferenças
  4. Poder, relações de produção e classes sociais
  5. Meio ambiente, ecologia e apropriação da natureza
  6. Cultura e simbolismo organizacional
  7. Modos coletivistas de organização e produção
  8. Repercussões organizacionais da ciência e da tecnologia
  9. Lutas e movimentos sociais
  10. Espaço e território
  11. Violência e criminalidade
  12. Ética e libertação
  13. Estado e administração pública

 

Dos Prazos

Até 04/09/2017: submissão eletrônica de resumo expandido com a proposta de trabalho, com as seguintes características: máximo de 1200 palavras, fonte Times New Roman tamanho 12, espaço simples. Junto com o resumo expandido, deve ser enviado no corpo do email os seguintes dados, utilizados unicamente para conhecimento da SBEO: nome completo dos proponentes, e-mail, filiação, cidade, estado, vínculo com grupos de pesquisa (se houver) e experiência anterior em eventos do campo de Estudos Organizacionais. Endereço para submissão: [email protected]

O arquivo do resumo expandido deve ser enviado sem identificação de autoria.

11/09/2017: divulgação dos trabalhos aprovados.

30/10/2017: prazo para submissão dos trabalhos completos. Entende-se por trabalho completo: para pôsteres, o pôster formatado conforme regras a serem divulgadas pela comissão organizadora; para apresentação oral, artigo completo de 8 a 20 páginas.

 

Da Programação e Outras Informações

A programação do evento, bem como outras informações pertinentes à sua organização e inscrição serão divulgadas em breve.